Figurinista de The Good Wife fala dos desafios do seu trabalho

Daniel Lawson, figurista de The Good Wife, concedeu uma entrevista durante a semana de moda de Nova York em fevereiro deste ano e falou sobre sua inspiração para compor os looks da série. Confira!

Pergunta: Como você descreve o estilo do seu show?

Daniel Lawson: Executivo elegante.

Pergunta: Quais os maiores desafios que você encontra criando o estilo das personagens?

Daniel: Roupas de negócio podem se tornar muito mundanas e escuras. Tentei fazer com que o look do show não caisse nesta armadilha. Outro desafio que não é único da série, mas comum à maioria das séries de tv, é o pouco tempo de preparação e escalação de última hora. Então tenho que trabalhar rápido e com precisão para conseguir o look que procuramos, o que pode ser muito enervante porque sou um defensor de um ajuste apropriado. Se tenho um ator de última hora para o ajuste, nosso alfaiate incrível vai peegar a roupa poucos minutos antes do ator ir gravar.

Pergunta: Muitas das personagens femininas usam saltos. Existe um truque para ficar tantas horas usando salto?

Daniel: O segredo é ter uma pessoa fabulosa seguindo você pelo set e trocando o salto por sapatos confortáveis sempre que possível. Mas como a maioria das pessoas não tem essa coveniência, eu diria que o maior segredo é ter um salto com plataforma, escondido ou não. Desta forma, a pessoa ocnsegue altura sem fazer um ângulo muito grande com o pé. Outra dica é que se um sapato é um pouco desconfortável na prova, ele será muito desconfortável depois de usá-lo por algum tempo. Não se engane achando que ele vai calçar melhor conforme for usando. Os pés incham no decorrer do dia; aquele ponto doloroso criado por um sapato mal ajustado só vai se multiplicar em intensidade quanto mais usar o sapato. Acho que foi Dolly Parton que um tamanho 7 cabe muito bem, ela experimenta o 8 e compra o 9. Adorei isso!

Pergunta: Quanto tempo você tem para preparar as roupas para um episódio?

Daniel: Recebemos os roteiros entre 2 e 7 dias antes de começarem a gravar. Enquanto estamos filmando um episódio, estamos no spreparando para o próximo. Então sempre temos dois episódios acontecendo ao mesmo tempo, às vezes, 3 ou 4 se temos cenas para fazer de episódios incompletos.

Pergunta: O que você leva em consideração quando decide mudar o estilo de uma personagem? As mudanças da história fazem diferença?

Daniel: A história não só faz a diferença, como tudo que eu coloco em uma personagem é devido à história. Minha função principal é ajudar a contar esta história através das roupas. É quase como pintar quadros com tecido. Quando o visual de uma personagem no show muda, normalmente, é um processo gradual. Não acontece d eum dia para o outro. Por exemplo, não é porque uma personagem perdeu seu dinheiro que na próxima cena ele vai estar usando roupas surradas e com buracos. Isso não faria sentido. Tentamos ser verdadeiros com nossas pesquisas e com a história e casar os dois mundos de forma realista.

Pergunta: Qual o seu look favorito de todos os tempos de Alicia Florrick?

The Good WifeDaniel: Tenho tantos looks preferidos que Julianna já usou no show. Ela faz esse visual de roupa de negócios tão absolutamente incrível e elegante. Vou escolher o vestido de baile rosa e vermelho que ela usou na quarta temporada. Ficou incrivelmente lindo na Julianna, tão nobre e impressionante. Quando penso nas temporadas da série, aquele look realmente se destacou para mim, porque fazemos muito poucos eventos formais na série e Julianna como Alicia naquele vestido me fez lembrar daqueles looks clássicas da Hollywood da era de ouro que as grandes damas usavam nas estreias dos filmes no tapete vermelho. Era incrivelmente romântico e impressionante. Julianna tirou meu fôlego.

Pergunta: Você tende a seguir uma paleta de cores para personagens específicas?

Daniel: Eu tenho algumas paletas de cores para certas personagens que eu me mantenho a ela ou mudo dependendo do que o roteiro pede. Por exemplo, Alicia tem tido temporadas coloridas como também temporadas mais atenuadas. Este ano, Alicia tem sido muito elegante em tons neutros, exceto quando estava fazendo campanha, neste caso, eu a coloquei em tons mais patrióticos. Queria que o guarda-roupa de campanha dela fosse diferente do de trabalho, porque na minha cabeça, políticos se vestem para ficar diante do público. É tudo muito pensado e eu queria que Alicia mostrasse isso também.

Pergunta: Descreva a escolha de um estilo que causou um impacto em um apersonagem.

Daniel: Sinto que todas as minhas escolhas causaram impacto em uma personagem porque o que eu faço é indicar a um ator como ele desempenha um papel. O que eu faço apoia o que o ator faz. Para dar um exemplo específico, cololcar a Kalinda com botas de salto alto e saias curtas (às vezes couro) e justapor tecidos leves e pesados criou um visual para Kalinda que eu acho que a atriz usou para fortalecer seu retrato de Kalinda. Por sua vez, os criadores viram Kalinda sendo interpretada de uma certa maneira  e então começaram a escrever a personagem mais especificamente baseado no que estavam vendo, que é então usado pela atriz, construído em cima disso, e, em seguida, reforçado por mim e pelo vestuário e assim vai. O look constrói o roteiro e a atuação e muda com o roteiro e a atuação.

Pergunta: Quais designers são as maiores influências para a moda em The Good Wife?

Daniel: Tem tantos designs que infuenciam o guarda-roupa do show. Diria que as duas maiores influências são Dior e YSL (Yves Saint Laurent), particularmente as coleções clássicas. Quando compramos para o show, sempre nos perguntamos se o que estamos comprando ou desenhando parece elegante, refinado e caro; ajuda o look do show que criamos?

Pergunta: Você acompanha a Fashion Week e, se sim, qual coleção está mais ansioso para ver?

Daniel: Eu acompanho. É importante saber o que está aocntecendo lá fora; as novidades, as coisas engraçadas e o experimental. Sempre gosto dos show da Carolina Herrera, Burberry e Dior.

Esse post foi publicado em Entrevista e marcado , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário